Medidas de Prevenção / Dicas

Conheça algumas medidas de prevenção e dicas de desentupimentos aconselhadas pela Plumber Desentope®:

Evitar canos entupidos também passa pela prevenção, assim semanalmente deite uma panela de água a ferver pelos diversos canos da casa – ou apenas nos mais problemáticos. Tenha apenas cuidado para não se queimar, utilizando por exemplo uma cafeteira ou uma chaleira.

Um outro bom método para ter os seus canos desentupidos e livres de maus odores é desenvolver uma pequena mistura para prevenir entupidos futuros, assim uma vez por semana, misture num recipiente limpo uma chávena de soda cáustica e uma chávena de sal grosso. Assim que tenha esta mistura, coloque 1/4 de uma chávena no ralo e logo de seguida adicione uma chávena de água a ferver, aproximadamente dez segundos depois despeje água fria por cima ou abra a torneira. Se utilizar esta dica todas as semanas muito dificilmente terá problemas com os seus canos.

No entanto se tiver um cano entupido, existe uma regra simples de desentupi-lo, atenção que só funciona naqueles que não estejam cheios de água, portanto deite um pouco de detergente da loiça no cano entupido e de seguida uma panela de água quente, esta dica é especialmente eficaz nos canos da cozinha, que têm tendência a tornarem-se gordurentos.

Outra hipótese para desentupir canos é colocar duas colheres de sopa de fermento em pó no ralo do cano entupido e despejar uma panela de água a ferver por cima. A consequência é um efeito efervescente que soltará o que estiver a entupir o cano, limpando-o de forma eficiente.

Outra dica extremamente eficaz é o cabide de metal para desentupir a sanita ou os ralos, assim pegue num cabide de arame normal e endireite-o o melhor que puder. De seguida, dobre uma das extremidades para criar um pequeno gancho, depois empurre-o pelo ralo abaixo e comece a retirar os resíduos que estão a obstruir o cano. Tente retirar toda os resíduos para fora e não empurrá-los ainda mais para dentro. Assim que tenha retirado a maioria dos detritos, deite uma panela de água a ferver.

Uma medida importante que nunca deve adoptar é o uso de produtos químicos para desentupir os canos, porque para além de serem extremamente tóxicos, estes produtos danificam os seus canos a médio prazo e muitas das vezes não desentopem os canos, o que origina um processo de desgaste das instalações.